Passageiros sem Voo

Ivan Paulo Advocacia

Passageiros sem Voo
Passageiros sem Voo

No mundo da aviação comercial, as dificuldades enfrentadas pelos passageiros são diversas e podem variar bastante. De forma geral, os principais problemas incluem atrasos e cancelamentos de voos, problemas com bagagem (extravio, dano ou atraso) e a experiência do voo em si (como falta de conforto, serviço de bordo e atendimento).

Maiores Dificuldades no Brasil

Com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outras plataformas de defesa do consumidor, o maior motivo de queixa dos passageiros aéreos no Brasil tem sido a alteração de voo pela empresa aérea. Isso inclui mudanças de horário ou data, ou até mesmo o cancelamento do voo.

Essa categoria tem se mantido como a principal reclamação nos boletins da ANAC, superando outros problemas comuns. Logo atrás, vêm outras dificuldades recorrentes:

Alteração de voo feita pelo passageiro: Relacionada a problemas para modificar ou remarcar passagens.

Reembolso: Dificuldades em receber o valor de passagens canceladas.

Execução do voo: Queixas sobre o serviço prestado durante o voo, como falta de assistência em caso de atrasos e cancelamentos, ou problemas com a aeronave.

Transporte e bagagem: Extravio, dano ou demora na entrega da bagagem.

É importante ressaltar que a aviação brasileira enfrenta um volume de processos judiciais muito alto, que as companhias aéreas associam à "litigância consumerista" e que, segundo a ANAC, tem diminuído, mas ainda é um desafio para o setor. As empresas, por sua vez, têm investido em canais digitais e atendimento ao cliente para tentar resolver os problemas de forma mais rápida e evitar que cheguem a virar uma reclamação formal ou uma ação na Justiça.

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